segunda-feira, 7 de outubro de 2019

INSS concede menos da metade dos pedidos de aposentadoria em 2019



O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) concedeu menos da metade dos pedidos de aposentadoria feitos ao órgão no ano de 2019. De 1º de janeiro a 25 de setembro deste ano, o INSS recebeu 1.613.541 pedidos, sendo que 713.428 foram de fato concedidos — 44,2% do total. 

Considerando a aposentadoria por idade, o INSS recebeu 826.138 requerimentos e 454.266 foram concedidos, o que representa cerca de 55% do total. Os números a respeito dos benefícios por tempo de contribuição foram menores: 787.403, sendo concedidos 259.162 destes (33% do total).

Para o advogado previdenciário João Badari, o principal motivo para a diferença entre pedidos e concessões é o "medo" da reforma da Previdência. 

Hoje, o pedido de aposentadoria pode ser feito por meio da internet, telefone ou em uma agência bancária.

O coordenador do Centro de Gestão e Políticas Públicas do Insper, André Marques, afirma que a desinformação e fraudes de benefícios contribuem para a diferença entre pedidos e concessões.

Sobre a desinformação, Marques diz que o INSS vem trabalhando para facilitar o processo ao contribuinte e passar mais informações sobre a aposentadoria, mas ainda a concessão é bastante meticulosa. “Não é um processo simples. Às vezes, o cidadão que vai lá está faltando alguma coisa, precisa corrigir”, diz. 

Marques também diz que as fraudes são realidade no sistema previdenciário. “Com mais tecnologia, o sistema fica mais capacitado para pegar os esquemas de burla. Mesmo assim, você vê que ainda tem uma série de identificação de fraudes”, afirma.

Como pedir a aposentadoria

O primeiro passo, segundo Badari, é conferir as informações do Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Neste momento, é importante que o contribuinte cheque os períodos de trabalho e de contribuição e reúna provas sobre momentos que não constam no cadastro.

Se estiver tudo certo, basta fazer a solicitação por telefone, internet ou em uma agência bancária. Se houver erros, é preciso fazer o pedido e, simultaneamente, solicitar a correção do problema.


Resumo PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário